Leia gratuitamente o meu novo livro www.livrodepapiro.blogspot.com

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Moodle - EAD - Ensino a Distância

Moodle é uma ferramenta de gestão de cursos a distância. Sistema de administração de atividades educacionais destinado à criação de comunidades on-line, em ambientes virtuais voltados para a aprendizagem.

Roda em Unix, Linux, Windows, Mac OS X, Netware e qualquer outro sistema que suporte PHP.
É desenhado de forma modular, e permite uma grande flexibilidade para adicionar, configurar ou remover funcionalidades, em vários níveis.
Requer apenas um banco de dados (que pode ser compartilhado com outras aplicações, se necessário).
Suporta uma variedade de banco de dados.

É um software desenhado para ajudar educadores a criar, com facilidade, cursos on line de qualidade. Ferramentas como o Moodle também podem ser chamadas de LMS (Learning Management Systems), que significa Sistemas de Gerenciamento de Aprendizagem ou ambientes virtuais de aprendizagem.

Tanto o professor, quanto o estudante pode integrar-se ensinando ou estudando em um curso on-line.
Esse software tem uma proposta bastante diferenciada: aprender em colaboração no ambiente on-line, baseando-se na pedagogia sócio construtivista. Não só trata a aprendizagem como uma atividade social, mas focaliza a atenção na aprendizagem que acontece enquanto construímos ativamente artefatos (como textos, por exemplo), para que outros vejam ou utilizem.

Por ser um projeto Open Source (sob as condições GNU-General Public License) ou seja: aberto, livre e gratuito, ele pode ser carregado, utilizado, modificado e até distribuído. Isso faz com que seus usuários também sejam seus construtores, pois, enquanto o utilizamos, contribuímos também para sua constante melhoria. O Moodle está sendo aperfeiçoado a cada dia e é sempre possível receber novos módulos com funções que atendam ainda mais os diversos tipos de usuários. Há possibilidades de aplicação em diferentes práticas pedagógicas.

Utilizá-lo não é uma tarefa difícil. É uma plataforma fácil de usar e intuitiva. Muitas Universidades e Escolas já utilizam o Moodle, não só para cursos totalmente virtuais, mas também como apoio aos presenciais. Também é indicado para outros tipos de atividades que envolvam formação de grupos de estudos, treinamento de professores e até desenvolvimento de projetos. Existem outros setores, não ligados diretamente à educação, que utilizam o Moodle como, por exemplo, empresas privadas, ONGs e grupos independentes que interagem na Internet.

Visualize os links abaixo:

Textos sobre Moodle

Instalando o Moodle

Utilizando o Moodle

Em breve ensinarei aqui como instalar o Moodle no Ubuntu 10.10(Linux) e usá-lo no próprio computador para teste.