Muitos relacionam a imagem de Papai Noel ao Natal. Lembram-se de que é momento de comprar presentes, de comer bacalhau, beber vinho, etc... .
Esta é a imagem que foi criada pelo comércio há muitos anos com a finalidade de alavancar as vendas neste período onde as pessoas estão extremamente felizes.
É uma época de solidariedade e de amor. Onde todos estão momentaneamente acessíveis à compra de produtos de diversas marcas e modelos com a finalidade de causar um prazer inigualável...o do consumo!
Mas, por que as pessoas estão felizes? O que às está motivando? O Papai Noel? Aquele velhinho simpático que vai até à sua casa levar presentes bonitinhos à sua família?
O que motiva as pessoas à felicidade e ao encanto do Natal é justamente a data onde se comemora o nascimento de Jesus de Nazaré.
O Natal é a data simbólica escolhida pelo mundo ocidental para a comemoração do nascimento de um homem que deixou como legado palavras e exemplos de amor ao próximo. Lembra-se! Foi ele quem sugeriu aos que iam apedrejar a adúltera: aqueles que não tiverem pecados, que atirem a primeira pedra; o mesmo que ensinou a perdoar setenta vezes sete o seu inimigo; aquele que nos estimulou a fazer ao nosso semelhante o que gostaríamos que fizessem conosco.
São ensinamentos simples que qualquer um pode seguir. Por isso mesmo, pela simplicidade é que perdurou por 2009 anos, a ponto de ter arrebanhado diversos simpatizantes que foram capazes de provar através de atos, que aprenderam as lições do Mestre.
Mahatma Gandhi, disse em dado momento da sua vida, que se as criaturas humanas seguissem somente os ensinamentos do Sermão do Monte já atingiriam a plenitude do amor.
É por este motivo que as pessoas ficam mais felizes no Natal! Porque Natal é sinônimo de amar o nosso próximo e, o nosso próximo pode ser aquele parente que necessitamos perdoar; aquele amigo que necessita de uma palavra de consolo, pois perdeu a sua família inteira em um acidente; aquela vizinha que têm um filho portador de deficiência física e mental, que necessita do seu apoio para levá-lo até à sua casa no colo quando volta da consulta médica, enfim, o sorriso nos lábios de todos nós é pelo amigo de Nazaré que nos fala: Deixai vir a mim as criancinhas, pois delas é o Reino do Meu Pai.
Portanto, Natal é a comunhão de sentimentos de todos nós em torno de um único ideal: a ação no bem.
Está é a única maneira de se agradar ao nosso aniversariante. Consolando os enfermos nos hospitais, levando solidariedade; abrindo as portas dos nossos restaurantes e servindo comida de graça para os pobres; levando presentes para crianças e famílias que vivem em comunidades sem o mínimo de condições de sobrevivência; dando consultas gratuitamente em localidades carentes; levando remédios e a palavra consoladora para os residentes em presídios; doando quentinhas ou pratos de sopas aos moradores de rua; se aproximar dos portadores de deficiência física e levar simplesmente um carinho; beijar e acariciar com ternura o rosto de um idoso "abandonado" seja aonde estiver, levar o bem de qualquer maneira a quem necessitar, este é o melhor presente que agrada a Jesus o humilde carpinteiro de Nazaré.
Feliz Natal e um Próspero ano de 2010 é o que desejo para você e sua família.
Senhor!
Fazei-me um instrumento de vossa paz
Onde houver ódio, que eu leve o amor
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão
Onde houver discórdia que eu leve a união
Onde houver dúvida que eu leve a fé
Onde houver erro que eu leve a verdade
Onde houver desespero que eu leve a esperança
Onde houver tristeza que eu leve a alegria
Onde houver treva que eu leve a luz!
Oh, Mestre!
Fazei que eu procure mais
Consolar que ser consolado
Compreender que ser compreendido
Amar que ser amado
Pois, é dando que se recebe
É perdoando que se é perdoado
E é morrendo que se vive
Para a Vida Eterna