No dia 25 de Dezembro, comemoramos no mundo ocidental, o Natal. Ele representa o nascimento de Jesus. Simbolicamente trocamos presentes e nos confraternizamos com os nossos familiares e amigos. No entanto, resta-nos lembrar, que Jesus, quando esteve aqui na Terra, dedicou-se a semear valores morais que nos levam a refletir.
São tantos, porém, falaremos aqui do Perdão das Ofensas. Perdoar é um ato de compreensão da atitude em erro do próximo. Significa, lembrar, que devemos refletir quando falham conosco. Temos a tendência de julgarmos impiedosamente a quem nos comete uma má ação, porém, quando somos nós os agentes desta ação, procuramos minimizar o nosso ato. Se ainda não nos sentimos capazes de perdoar uma ofensa, resta-nos buscar exercitar diariamente o perdão em doses homeopáticas.
Perdoar é um ato de amor. Assim nos ensinou Jesus.
Portanto, procuremos neste Natal, exercitar mais uma vez o Perdão das Ofensas, primeiro passo para buscarmos o reconciliamento com o nosso próximo, que devido a situações alheias aos nossos conhecimentos, estiveram construindo muros entre nós, enquanto devíamos juntos construirmos pontes.
Feliz Natal e um Próspero Ano de 2009.